terça-feira, 14 de maio de 2024

Policial Militar de folga é assassinado a tiros em bar de Fortaleza

No domingo (12), um policial militar de folga foi brutalmente assassinado a tiros em frente a um bar na Rua Desembargador Hermes Paraíba, no Bairro Vila Velha, em Fortaleza. O crime ocorreu diante de uma equipe da Polícia Militar que estava passando pelo local.

Imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que a viatura estava na via quando o veículo dos criminosos parou na esquina, alguns metros à frente, e os suspeitos saíram para atacar o agente, que estava assistindo a um jogo de futebol no estabelecimento. Mesmo tentando reagir, o policial foi alvejado.

Enquanto isso, os policiais na viatura buscaram proteção na parte de trás do veículo. A movimentação intensa de pedestres e veículos na rua dificultou qualquer tentativa de reação por parte dos agentes. Após a fuga dos criminosos, os policiais se aproximaram para prestar socorro à vítima.

O cabo José Heliomar Adriano de Souza Filho, de 42 anos, foi socorrido, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no hospital. Além do policial, outra pessoa que trabalhava no bar também foi atingida por disparos e foi levada a um hospital da região.

As autoridades competentes, incluindo equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), foram acionadas para investigar o caso, que está sob responsabilidade da 11ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

A Associação dos Profissionais da Segurança (APS) emitiu uma nota de pesar pela perda do agente, expressando condolências à família, amigos e colegas do policial.

É importante ressaltar que o cabo José Heliomar estava afastado das funções e estava sendo investigado pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Ceará (CGD), devido a um incidente anterior envolvendo ele e outros agentes da lei. Esse episódio, que ocorreu em fevereiro deste ano, resultou em ferimentos nos agentes e em investigações sobre possível envolvimento em atividades criminosas.